O Sensei Yamaguchi Takashi, 7º Dan JKS, esteve em Portugal de 20 a 23 de abril para dirigir mais um Estágio Internacional da JKS Portugal. Este evento marcante para a JKS Portugal decorreu na Cidade da Maia, nos dia 20 e 21 de abril e na ilha de São Miguel, no Açores, nos dias 22 e 23 de abril.

Na Maia estiverem presentes vários clubes da JKS Portugal provenientes de várias zonas do país, bem como de clubes de outras associações e ainda alguns membros da JKS Espanha, num total de cerca de 160 participantes que, ao longo dos dois primeiros dias deste evento puderam desfrutar qualidade técnica e do rigor do Sensei Yamaguchi, uma referência impressionante do Karate JKS.

O Sensei Yamaguchi incidiu o treino sobre vários aspetos básicos e essênciais do kihon, kumite e kata, sendo de destacar, a prática dos 5 katas Junro, dos Katas Kanku Sho e Enpi e ainda do Koten Kata Suishu.

No final dos treinos na Maia, decorreram exames de graduação e homologações de graduação Dan, onde os seguintes candidatos conseguiram alcançar com sucesso a graduação pretendida:

Micael Santos – KAK – 1º Dan (Homologação)
Carlos Barbosa – APCK – 1º Dan (Homologação)
Rúben Pérola – APCK – 1º Dan (Homologação)
Ânia Coelho – APCK – 2º Dan (Homologação)
Bruno Santos – APCK – 2º Dan (Homologação)
Gilberto Santos – KAK – 2º Dan (Homologação)
José Machado – APCK – 5º Dan (Homologação)
António Regadas – APCK – 6 Dan (Homologação)
Miguel Pacheco – APCK – 1º Dan
Pedro Ribeiro – APCK – 1º Dan
José Pérola – APCK – 1º Dan
Carlos Santos – KAK – 2º Dan
Micael Santos – KAK – 2º Dan


Depois dos treinos na Maia, o Sensei Yamaguchi seguiu para os Açores onde dirigiu um treino para cerca de 50 praticantes dos clubes da Relva e Rabo de Peixe no dias 22 e 23 de abril. Nos Açores o treino incidiu igualmente sobre aspetos essenciais de kihon, kata e kumite, sendo de destacar a prática das várias deslocações no kumite, da aplicação correta da distância, timing e outros pontos essenciais no kumite. Foram também treinados os katas Enpi, Gojushiho Sho e Unsu.

Nesta segunda parte do Estágio Internacional JKS, dois participantes também se submeteram a exame de graduação Dan tendo alcançado as seguintes graduações:

Pedro Cipriano – CKSR – 1º Dan
Miguel Pereira – CKSR – 2º Dan

A JKS Portugal felicita todos os candidatos a exame de graduação neste evento e agradece a presença de todos os participantes no estágio, com a convicção de ter proporcionado uma excelente oportunidade a todos o membros da JKS um excelente fim de semana de aprendizagem e de evolução no Karate. Manifestamos também uma agradecimento especial a todos aqueles que contribuíram e trabalharam com grande afinco para que esta atividade tivesse tido um enorme sucesso, à Câmara Municipal da Maia pela disponibilização do Pavilhão Municipal da Maia, ao Clube de Karate da Maia por ter disponibilizado as suas infra-estuturas para muito dos participantes no estágio terem ficado alojados e ainda aos Municípios de Ponta Delgada e da Ribeira Grande.