Decorreu no passado fim de semana, nos dias 22 e 23 de junho, o Estágio Nacional JKS Portugal nos Açores, organizado pelo Clube de Karate Shotokan da Relva (CKSR) e Clube de Karate Shotokan de Rabo de Peixe (CKSRP). O estágio teve lugar no Complexo Desportivo de Rabo de Peixe nos dias 22 e 23 e na Escola Básica Integrada da Maia no dia 23. Este ano, a orientação técnica do estágio ficou a cargo do Sensei Rui Silva, 4º Dan JKS, membro do Conselho Técnico da JKS Portugal.

No evento estiveram presentes cerca de quatro dezenas de praticantes membros do CKSR e do CKSRP, incluindo o polo de São Brás, que usufruíram de dois dias de treino tradicional de Karate da linha JKS. O treino incidiu principalmente sobre aspetos técnicos fundamentais de kihon, kata e kumite, onde foram abordados pontos importantes relativos à distância, movimentação e uma utilização mais eficaz do corpo no kumite. Foram também transmitidos alguns conhecimentos característicos da linha de Karate do Sensei Asai, nomeadamente os katas Kakuyou Nidan e Junro Godan, bem como outros katas tradicionais da linha Shotokan, como a Heian Nidan e a Meikyo.

Após várias horas de prática decorreram exames de graduação Kyu, onde 15 praticantes dos clubes CKSR e CKSRP se propuseram a alcançar as novas graduações. Os exames foram dirigidos pelos Senseis Nelson Rego e Rui Silva e todos os candidatos tiveram sucesso na obtenção da nova graduação, tendo, de um modo geral, obtido excelentes resultados com as suas prestações, fruto do seu grande empenho e dedicação.

Os candidatos que alcançaram com sucesso as novas graduações foram os seguintes:

Para 7.º Kyu (Cinto Laranja): Simão Pereira Rego, Gonçalo Torres De Sousa, Maria Inês Malcata Cordeiro e Afonso Leal Anselmo.

Para 6.º Kyu (Cinto Verde): Francisco Dos Santos Maria Ferreira De Sousa, Martim Pereira De Barros, Francisco Manuel Barbosa Apolinário e Jéssica Ponte Leandro Medeiros.

Para 5.º Kyu (Cinto Azul): Leonor Cordeiro Furtado Faria Alemão e André Filipe Oliveira Cabral.

Para 3.º Kyu (Cinto Castanho): Raquel Janeiro Carreiro, Afonso De Chaves Medeiros, Simone Medeiros Moniz, Isabel de Chaves Medeiros e Matilde De Chaves Medeiros.

Para 1.º Kyu (Cinto Castanho): Henrique Sousa Cordeiro.